terça-feira, 23 de julho de 2013

VENÂNCIO AIRES: PAISAGENS, PONTOS TURÍSTICOS E ROTA DO CHIMARRÃO

Notícia veiculada no portal do Município de Venâncio Aires/RS (http://www.venancioaires.rs.gov.br/site/home) informa que a empresa operadora de turismo CVC apresentou relatório de visitação técnica realizada em vários municípios do estado, dentre os quais Venâncio.

Fiel à informação, posto sua íntegra:

Secretária Estadual apresenta relatório turístico da CVC em Venâncio Aires
23 de julho de 2013 - Cultura, Esportes e Turismo
            Durante encontro em Porto Alegre com secretários municipais de Turismo de Venâncio Aires, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Encantado, na última sexta-feira, 19, a secretária estadual de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur), Abigail Pereira, apresentou relatório da visita técnica que a empresa operadora de turismo CVC realizou nestes municípios. O objetivo foi verificar a possibilidade de incluir a região na programação de lazer da operadora. Com 41 anos de atuação em novos e consagrados destinos turísticos no Brasil e no mundo, a CVC esteve em Venâncio Aires no mês de junho e visitou seis pontos indicados pela secretaria municipal da Cultura, Esporte e Turismo na Capital do Chimarrão.
             Técnicos da CVC estiveram em Venâncio Aires com um grupo de turistas paulistas. Com o objetivo de realizar um roteiro regional, cada município recebeu apenas um dia de visitação e deveria indicar até cinco pontos de parada. O módulo turístico na RSC-287, o pórtico de entrada, o Parque do Chimarrão, a Igreja Matriz e Chimarródromo, a Escola do Chimarrão e o restaurante Chanajô, em Linha Travessa, foram visitados em Venâncio Aires. Além disso, devido ao final de semana, a Casa de Cultura, Casa do Artesão e demais pontos foram apenas indicados.
            O relatório de impressões da CVC mostrou-se satisfeito com o roteiro, mas realizou apontamentos em todos os municípios para o que considerou mais atrativo e o que deve ser excluído do roteiro. O vice-prefeito e secretário municipal de Turismo de Venâncio Aires, Giovane Wickert, destacou a importância do relatório para dar rumo ao roteiro regional. “A CVC, mesmo sendo uma empresa privada, é indutora do desenvolvimento turístico. Foi muito importante essa visita paulista com uma visão crítica. Saber como o turista vê Venâncio Aires e não como a gente quer mostrar foi revelador”, destaca Wickert.
            A visita da CVC foi solicitada pela Secretaria Estadual de Turismo após a realização da Conferência Regional, em Santa Cruz do Sul. Nesta terça-feira, 23, o debate será levado à reunião mensal da Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp).
Crédito: Daiana Nervo
Fonte: http://www.venancioaires.rs.gov.br/site/noticia/visualizar/id/4204/?Secretaria_Estadual_apresenta_relatorio_turistico_da_CVC_em_Venancio_Aires.html

Diante de notícia tão alvissareira, convido a quem tiver maior interesse a conhecer mais informações no próprio portal do Município, ou, quem sabe, conhecer in loco as belezas deste lugar.

Adiantando-me nas pesquisas e informações disponíveis, destaco os principais pontos turísticos venâncio-airenses, bem como a Rota do Chimarrão como roteiro revelador e acolhedor destes pagos.

Ótima visitação, seja virtual, seja presencial!

Principais pontos turísticos



igreja_e_chimarrodromo_550Igreja São Sebastião Mártir e Chimarródromo
Construída em 1929, também pelo arquiteto Simão Gramlich, em estilo neogótico, sendo a Segunda maior da América Latina, a Igreja localiza-se no centro de Venâncio Aires, em frente a Praça Thomaz Pereira, já é considerada uma atração turística, sendo muito visitada e fotografada. O Chimarródromo é um monumento, localizado na Praça em frente a Igreja, também pode ser considerado um dos principais pontos turísticos do Município, além de ser uma belíssima escultura em metal, simbolizando a cuia na Capital Nacional do Chimarrão, também auxilia no preparo da bebida típica, pois em seu interior possui uma esfera de metal com serpentina, que faz com que haja fornecimento de água quente e fria nas torneiras localizadas nos suportes do monumento.

tur_2Pórtico de Entrada
Se destaca pela arquitetura e referência à capital nacional do chimarrão. Localizada na RS 130, possui duas cuias em suas laterias, logo abaixo do telhado com as descrições "Bem-vindo à Capital Nacional do Chimarrão".


tur_3Casa de Cultura e Museu
A Casa de Cultura localiza-se no centro da cidade, no edifício Storck, construído em 1929, pelo arquiteto Simão Gramlich, atualmente está sendo mantida pela ONG Núcleo de Cultura de Venâncio Aires. É o primeiro prédio a ser tombado pelo município, nele estão instalados o Museu de " muitos donos", Biblioteca, Arquivo Histórico com documentos, fotos, revistas, jornais. É um espaço voltado à Cultura, interagindo com a comunidade, através do desnvolvimentocultural, social e econômico. Atua com Grupo de danças alemãs, além de programa de Educação patrimonial junto à comunidade escolar. O Museu possui um rico acervo, sendo um dos melhores organizados no RS.

tur_4Parque Municipal do Chimarrão
Principal parque da cidade, sedia a Fenachim, que ocorre a cada dois anos. Possui amplo espaço físico e ginásio coberto, também é usado nos principais eventos realizados pela prefeitura de Venâncio Aires. Além da estrutura, outra grande vantagem é o espaço de estacionamento, para centenas de veículos.


dsc03139_550Figueira centenária
Localizada na via secundária de Linha Silva Tavares, a figueira centenária de Venâncio Aires é cercada por mata natural e ambiente nativo. Ideal para quem gosta de turismo ecológico e preservação ambiental.

asfalto_vila_deodoro2_550Vila Deodoro
Cercada de flores e mata nativa, a Vila Deodoro possui um riacho com pequenas quedas de água e muita beleza natural. É o ambiente natural mais bonito paisagisticamente da cidade de Venâncio Aires.

balnerio2_550Balneário Paraíso
Localizado há cerca de 15 km do centro, funciona das 8h às 20h no verão. Destaque para a infraestrutura com uma mega rampa de 22 m, 500 m² de piscina, químico responsável pelo tratamento das piscinas, internet wireless grátis, energia elétrica e água encanada, praça completa, quadras de vôlei e futebol, churrasqueiras, 12 quiosques cobertos para 10 pessoas cada, pavilhão para festas com até 100 pessoas. Acesse o site www.balnearioparaiso.com.br para maiores informações.

tur_9Balneário Arenhardt
Localizado a apenas 6 km da cidade, em Linha Santa Emília, o Balneário Arenhardt é o ambiente perfeito para você curtir o verão junto à sua família e amigos. Infraestrutura com duas piscinas com água tratada, mesas e churrasqueiras ao ar livre, camping, quadras de esporte, pracinha, local para festas, bar e lancheria.
tur_5Escola do Chimarrão
Tão bom quanto tomar, é saber fazer.
Aprenda tudo sobre a bebida mais tradicional dos gaúchos. Além de palestra, oficina para aprender a preparar 36 tipos de chimarrão sem entupir a bomba, e todas as dicas sobre a erva-mate. Tu vais conhecer os benefícios que o chimarrão traz para a saúde e saborear uns petiscos à base de erva-mate. Convida os amigos e te aprochega. A cuia vai passar de mão-em-mão com muita prosa e alegria.


dsc02398_550Balneário Baron
Área de Lazer, com piscinas, churrasqueiras, sombra e muita beleza natural. Fone para contato: (51)3741-0777

dsc02431_550Cascata do Chuveirão 
Uma das mais belas cascatas da região.Com seus traços rústicos e naturais, a Cascata do Chuveirão oferece muita beleza natural, ar puro e um belíssimo cartão postal de seus 20 metros de quedapara você fotografar. Este local serviu de cenário para as gravações do filme "A Paixão de Jacobina". 
Contato: (51) 9868-0157.                                  

Rota do Chimarrão

A Rota do Chimarrão, localizada em Venâncio Aires, na Região do Vale do Rio Pardo, é um passeio típico da cultura gaúcha, que preserva a colonização alemã, onde você poderá observar a arquitetura antiga e a gastronomia colonial. Constituída por belas paisagens compostas por vales, monte, ervais e uma linda cascata de vinte metros de queda, você também poderá respirar o ar puro da natureza.
Floriculturas, agroindústria, restaurante, pousada, balneários, artesanato, turismo religioso e a Escola do Chimarrão onde o turista aprende tudo sobre a bebida mais tradicional dos gaúchos, estão presentes no roteiro. Temos ainda o museu agrícola, que traduz o trabalho dos colonizadores que aqui chegaram e fizeram dessa a sua terra, o turista verá peças antigas usadas na lavoura e na casa do homem da roça. 

A Rota do Chimarrão está distante 130 km da capital Porto Alegre. Visitas somente com agendamento, pelos contatos: (51)3983-1038 ou Venatur Viagens e Turismo: (51) 3741-4200.

A Capital Nacional do Chimarrão aguarda sua visita para conhecer e desfrutar das belezas que compõe esta Rota com o sabor do Rio Grande.

Balneário Baron
Casa de Produtos Coloniais Chanajô
Balneário Arenhardt
Balneário Arenhardt
Escola do Chimarrão
Escola do Chimarrão
Floricultura Flor da Terra
Museu Agrícola
Conservas Coutinho